Este significativo manual online explica algumas questőes relacionadas com os cuidados de cabelo adequados. Ao lę-lo, aprenderá como os óleos capilares funcionam, pois reconhecerá a importância dos cuidados com o couro cabeludo. Além disso, entenderá finalmente o que é a porosidade do cabelo e como tratar fios de vários tipos.
Tratamentos com óleos capilares – o que é isso?
O tratamento com óleos capilares é um método de cuidados que depende da regeneraçăo do cabelo e do couro cabeludo com a utilizaçăo de óleos naturais. A verdade é que, os óleos naturais săo conhecidos em todo o mundo desde há muito tempo, pois săo usados com entusiasmo năo apenas na forma de cosméticos, mas também porque săo altamente apreciados graças ŕ açăo curativa. Especialmente as pessoas que vivem nas regiőes da Ásia e da América do Sul fazem rituais de tratamento capilar com óleos.
Tratamentos com óleos capilares – benefícios
O tratamento do cabelo com óleo traz apenas benefícios. Apesar do conteúdo de ácidos gordos preciosos, os óleos naturais armazenam muitas vitaminas e microelementos que săo essenciais para o crescimento saudável do cabelo. Se aplicado regularmente, o tratamento capilar com óleos regenera os fios, cuida do couro cabeludo, nutre os bolbos capilares em profundidade e ajuda a dizer adeus a todos os problemas que afetam os cabelos. Além disso, o tratamento do cabelo com óleos ajuda a revestir os cabelos para estes se tornarem resistentes ŕ poluiçăo urbana e aos danos mecânicos. Além disso, os óleos săo bons para proteger o cabelo contra condiçőes climáticas adversas e, como consequęncia, impedem o efeito do fotoenvelhecimento dos cabelos. Em outras palavras, o tratamento capilar com óleos oferece uma regeneraçăo profunda e um efeito duradouro para fios belos e saudáveis.
Óleo capilar – como armazenar os cosméticos?
Muitos dependem de um tipo de óleo e do teor de vitamina E, que é considerado um dos conservantes naturais. Nenhum óleo gosta de estar exposto aos raios solares, portanto, esses produtos precisam ser armazenados em embalagens escuras. Além disso, muitos óleos precisam ser armazenados no frigorífico.
Para quem se destina os tratementos capilares com óleos?
Para toda a gente! Năo importa se osseus problemas no couro cabeludo e nos cabelos săo graves ou năo, năo há melhor regeneraçăo e proteçăo para os seus fios do que o tratamento de cabelo com óleo. É necessário ter em mente que todo o tipo de cabelo (mesmo o saudável) requer suporte e nutriçăo, pois todo o tipo de couro cabeludo precisa de cuidados adequados. O segredo está na seleçăo do óleo adequado.
Cabelo oleoso – posso tratá-lo com óleo?
Năo só o cabelo oleoso pode ser tratado com óleo, como aliás deve obter esses tratamentos com regularidade. Os cabelos oleosos devem ser tratados com óleo porque apenas esse cosmético natural irá parar a produçăo excessiva de sebo. Muitos óleos săo capazes de equilibrar a produçăo de sebo e regular processos que ocorrem dentro do couro cabeludo. Se um óleo responde ŕs necessidades do couro cabeludo, o cabelo pára de ficar muito oleoso. Os fios ganham volume adicional ŕ medida que se tornam fortes o suficiente para aumentar as raízes.
Como preparar o cabelo para o tratamento capilar?
Para que o procedimento seja bem sucedido, o cabelo deve estar limpo de qualquer silicone, parafina e outras substâncias que possam impedir que um óleo o penetre. Este grupo também inclui todos os cosméticos para pentear cabelo, tais como pulverizadores de cabelo, géis e mousses.
Como aplicar o óleo no cabelo?
É melhor se o óleo for aplicado tanto no comprimento do cabelo como no couro cabeludo. É sugerido separar as mechas e aplicar o óleo ao longo das mesmas; apenas uma gota de um óleo é suficiente para uma mecha. Por outras palavras, colocar o óleo no couro cabeludo assemelha-se ŕ pintura de raiz, pois o procedimento deve ser seguido da mesma forma. No momento, quando todo o couro cabeludo estiver coberto com óleo, vale a pena dar uma massagem delicada ao couro cabeludo para estimular a microcirculaçăo e facilitar a entrada do óleo dentro dos bolbos capilares. Além disso, o óleo deve ser distribuído uniformemente ao longo do comprimento do cabelo; Da mesma forma que a aplicaçăo de uma máscara de cabelo ou um condicionador de cabelo.
Óleo capilar – que quantidade deve ser usada no tratamento capilar com óleo?
Tudo depende do comprimento do cabelo e do grau do dano. Por exemplo, as extremidades de cabelo desidratadas podem ser cobertas com mais óleo apenas para proporcionar uma regeneraçăo mais intensiva. No entanto, deve ter-se em mente năo aplicar muito deste cosmético natural. A dose ideal é mais ou menos 5ml, o que pode ser comparado a uma colher de sopa.
Quanto tempo deve manter o óleo no cabelo?
A melhor coisa sobre os óleos para o cabelo é o fato de que eles podem ser mantidos no cabelo, o tempo que desejar.
Na verdade, os efeitos mais profundos săo gerados pelo tratamento de cabelo durante a noite, mas se vocę năo tiver tempo para fazę-lo, pode aplicar um óleo poruma hora ou duas e depois enxague com um champô delicado. Muitas mulheres mantęm o óleo no cabelo por 15 minutos apenas, antes da lavagem do cabelo. Basicamente, o óleo também pode ser colocado no cabelo logo após a lavagem, sem enxaguar (neste caso, o óleo năo pode ser aplicado no couro cabeludo). Além disso, o óleo de cabelo é insubstituível para todos os dias de penteados – tem que ser aplicado no cabelo seco, começando a partir do meio do comprimento para baixo. Além disso, também pode ser colocado apenas nas pontas do cabelo pois funcionará como um sérum para as pontas.
Com quanta frequęncia os tratamento capilares com óleo devem ser realizados?
Tudo depende das suas preferęncias. Se o seu cabelo estiver super danificado, é sugerido que faça o tratamento dia sim dia năo. A boa notícia é que a melhoria da condiçăo do cabelo será notável mesmo se vocę aplicar óleo uma vez por semana. No entanto, neste caso, lembre-se de massajar o óleo também no couro cabeludo.
O que tem de ser usado para remover o óleo do cabelo?
Os óleos năo gostam de substâncias químicas, artificiais e comedogénicas. Năo só impedem a açăo dos óleos, mas também distorcem os processos que ocorrem no couro cabeludo. Por outras palavras, essas substâncias podem destruir o que os óleos conseguiram reparar. Tendo isto em conta, os melhores champôs para remover óleos dos cabelos săo aqueles sem SLS e SLES, parabenos, corantes artificiais e outras substâncias irritantes para a pele. Por esse motivo, vocę pode optar por um champô ecológico ou simplesmente para uma preparaçăo de silicato concebida para lavar o cabelo das crianças.